UNIMA Portugal

União da Marioneta Portuguesa / Centro Português da UNIMA
União Internacional da Marioneta / Union International de la Marionnette

Caros amigos e associados da UNIMA Portugal

Decorreu nos passados dias 20 e 21 de Março 2010 em Montemor-o-Novo o 1º Encontro da UNIMA Portugal onde estiveram presentes mais de duas dezenas de associados.

Durante os dois dias de trabalhos tivemos a presença do Secretário-geral da UNIMA o Sr. Jacques Trudeau que a convite da UNIMA Portugal abriu a Assembleia-Geral com uma breve comunicação a todos os presentes. Anteriormente esteve na cidade de Lisboa onde teve a oportunidade de visitar várias companhias, bem como outros espaços relacionados com o Teatro de Marionetas. A todos os que o acolheram e acompanharam o nosso muito obrigado.

Durante a Assembleia-Geral vários pontos foram postos a votação e discussão e todas as votações foram realizadas com votos unânimes, o que reflecte a sintonia de vontades que existe neste momento entre os associados da UNIMA Portugal.

No final da Assembleia tivemos a presença da representante da Comissão Nacional da UNESCO a Sra. Anna-Paula Ormeche que nos apresentou os clubes UNESCO dos quais a UNIMA Portugal vai ser parte integrante. Depois tivemos a oportunidade de assistir ao concerto da banda “DRASKA” nas Oficinas do Convento.

O segundo dia foi um dia aberto ao público onde para iniciar o dia tivemos a apresentação da página da net www.unimaportugal.com e de seguida a conferência “Teatro de Marionetas em Portugal – Presente, Passado e Futuro” com a presença do Sr. João Miguel Marques Vereador da Cultura do Município de Montemor-o-Novo que abriu a sessão com algumas palavras de apoio ao projecto UNIMA Portugal e ao qual nós agradecemos mais uma vez todo o apoio na realização deste encontro.

 A conferência começou com a intervenção do Director da companhia Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso e de seguida pela intervenção do Director do CENDREV/Bonecos de Santo Aleixo, José Russo. O Encontro terminou com um último convívio num beberete oferecido pelo município. Podemos dizer que este primeiro encontro foi um sucesso pois, tudo o que planeamos foi concretizado e em muito casos superado, para o ano acontecerá o segundo encontro da UNIMA Portugal e já estamos a trabalhar na sua realização.

Um agradecimento muito especial à Alma d’Arame – Associação Cultural que foi a produtora executiva do encontro e em particular ao Amândio que foi incansável durante todo este projecto.

 UNIMA Portugal

José Gil

Presidente da Direcção)