UNIMA Portugal

União da Marioneta Portuguesa / Centro Português da UNIMA
União Internacional da Marioneta / Union International de la Marionnette

Os principais objectivos da UNIMA são e continuarão a ser o encorajamento e a facilitação de contactos e intercâmbios entre os praticantes, entusiastas e organizações de todos os continentes, e a acção enquanto intermediário para a promoção, difusão e suporte do desenvolvimento da arte da marioneta.

O congresso mais recente concordou que a boa comunicação entre o Secretário-Geral, os Centros Nacionais e os membros é essencial e encorajou toda a organização a tirar vantagem das modernas tecnologias de informação, por exemplo, através da utilização da Internet e dos endereços de e-mail, prática já iniciada no Secretariado-Geral. A Comissão para a Comunicação e Publicações encorajará o desenvolvimento de novos meios para trocar informações o mais rapidamente possível.

Uma das tarefas mais desafiantes empreendidas pela UNIMA foi a compilação de uma enciclopédia, já editada. Com o apoio da UNESCO, a publicação da “Encyclopédie Mondiale des Arts de la Marionnette” significa não apenas o atingimento de um sonho antigo dos fundadores da UNIMA como também a criação de um recurso único para todos os marionetistas e os milhares de outros interessados no teatro e um reconhecimento do âmbito alargado deste género das artes performativas.

Outros planos incluem a distribuição regular de um boletim a todos os membros pelo Secretariado-Geral e, evidentemente, a continuação do Congresso e do Festival a cada quatro anos em diferentes cidades do mundo, para todos os membros.

A UNIMA, recentemente promovida ao estatuto de organização não-governamental afiliada na UNESCO, percorreu um longo caminho durante a sua história e goza actualmente de um elevado estatuto no mundo cultural. Com a energia e boa vontade dos seus membros, o futuro da UNIMA anuncia-se auspicioso.