UNIMA Portugal

União da Marioneta Portuguesa / Centro Português da UNIMA
União Internacional da Marioneta / Union International de la Marionnette

UNIMA-Portugal

Breve História

A UNIMA-Portugal nasce em 15 de Maio de 1989 num movimento associativo dos marionetistas portugueses profissionais e amadores e todos os interessados na Arte da Marioneta.

A reunião fundadora decorreu na cidade de Évora em 1989 com o patrocínio dos Bonecos de Stº Aleixo. Foi eleito como Presidente, José Russo, marionetista dos Bonecos de Stº Aleixo – Évora. Em 1993 foi eleito Presidente, José Ramalho marionetista das Marionetas de Lisboa e em 1997 foi eleito Presidente, Queiroga Santos marionetista do Teatro de Água Acesa – Matosinhos.

Ao longo desta breve História da UNIMA-Portugal, realizaram-se várias iniciativas a nível nacional e internacional.

A nível nacional foi criada uma folha Informativa, organizaram-se Debates, Conferências, realizaram-se Formações técnicas e artísticas, Exposições.

Promoveram-se os Encontros da Marioneta Portuguesa em Évora e Almada.

Representação nos Festivais de Marionetas de Porto, Évora e Alcobaça. Promoção e lançamento de edições,

Representação oficial no Festival Mondial de Marionnettes de Charleville-Mézières em 1991 e 1994.

A esta actividade segue-se um período de enfraquecimento da UNIMA-Portugal, devido à incapacidade dos marionetistas portugueses conseguirem articular a sua actividade artística profissional com a prática associativa, situação comum a tantos países.

Neste período nasce uma nova geração de marionetistas que perante a inactividade da UNIMA-Portugal que durou mais de 10 anos, tomam a decisão da revitalizar promovendo um conjunto de acções que culminou com a eleição da actual equipa directiva da UNIMA-Portugal que visa, entre outros objectivos, relançar o Centro Português da UNIMA e integrar o movimento internacional da Marioneta.

 

No dia 27 de Junho de 2009 na cidade de Alcobaça, Todo este procedimento foi executado em absoluto respeito pelos estatutos em vigor e inalterados desde de 1989, pelo que, na assembleia-geral extraordinária e com poderes electivos de 27 de Junho de 2009, foi apresentada a candidatura de uma única lista, a qual foi eleita por unanimidade. Assim o novo presidente da Direcção da UNIMA Portugal é o Sr. José Gil, Director Artístico da companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos – Alcobaça, Vice-Presidente – Filipa Alexandra, Directora Artística da companhia Marionetas Mandrágora – Gondomar, 2º Vogal – Raul Constante Pereira, Director Artístico da companhia Limite Zero – Porto, 3º Vogal – Rui Sousa, Marionetista de Sta Maria da Feira, 4º Vogal – Filipa Batista, Presidente da companhia Mestre Filipe e Suas Marionetas – Lisboa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral – Nuno Pinto, Director Artístico da companhia Fio de Azeite – Sintra, Secretário – Carlos Silva, Director Artístico da companhia Partículas Elementares – Maceda, Secretário – Ana Pinto, Directora Artística da companhia Valdevinos – Sintra, Presidente Concelho Fiscal – Amândio Anastácio Director Artístico da companhia Alma de Arame – Montemor-o-Novo, Secretário – Maria João, Directora Artística da companhia Lua Cheia – Lisboa), Relator – Miguel Alegria, Director Artístico da companhia Era Uma Vez – Évora.

 

A actual direcção da UNIMA-Portugal engloba marionetistas de norte a sul de Portugal, que possuem uma carreira consolidada e respeitada, e que desempenham cargos importantes dentro das respectivas estruturas (directores artísticos ou presidentes). A composição desta Direcção foi assim preparada e pensada para que a UNIMA-Portugal recomeçasse a sua actividade com credibilidade inquestionável perante todos os interessados no fenómeno da Arte da Marioneta em Portugal e no mundo.

Conseguimos assim a harmonização estatutária e funcional reforçando o papel de Centro Português da UNIMA, pois é nossa intenção agregar cada vez maior número daqueles que trabalham ou venham a trabalhar ou interessar-se pela Arte da Marioneta em Portugal e no mundo, juntando aos demais Centros Nacionais da UNIMA o nome da UNIMA-Portugal/Centro Português da UNIMA.