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MENSAGEM PARA O DIA  MUNDIAL DA MARIONETA - MARÇO 2023

                                                                                                               

 

 

                                                                                                                Nina Malíková

Nos últimos anos, as pandemias, os conflitos de guerras e a escalada de problemas econômicos são os culpados, a situação ao nosso redor não é boa, e todos estes problemas juntos aumentam a tensão, o medo e os medos do futuro. A preocupação entrou em nossas mentes e rostos.

Não consigo imaginar muito bem como foi nos séculos passados, mas se estudamos um pouco mais a história, sabemos que situações semelhantes - embora de uma forma diferente e de uma ordem mundial diferente - já lá estiveram. Apesar de tudo, as pessoas acreditaram no amor, tiveram filhos, e ainda tentavam não só sobreviver, mas viver.

Mesmo nos tempos mais sombrios, houve algo que os ajudou - e sabemos por uma série de fontes históricas que também era um teatro de fantoches e a sua magia intemporal. Essa força estava nas fundações do teatro de marionetes, que é teatral, forma estilizada de expressões da nossa ação humana, seu espelhamento e graças aos fantoches usando metáforas não só exibindo, mas também às vezes humorístico, às vezes séria busca de uma saída.

O teatro de fantoches esteve muitas vezes aqui para o reflexo das nossas vidas a personificação de um protesto contra o poder imutável das predestinações fatídicas, para ver as situações de vida mais complexas, sejam pessoais ou sociais, na sua caricatura ou glorificação. As possibilidades do teatro de fantoches expandiram-se recentemente e a arte do teatro de fantoches como parte da cultura do teatro nem sequer aumentou em XX. e o século XXI recebeu reconhecimento mundial como nunca antes. Em algum lugar estamos voltando aos seus discursos tradicionais novamente, algures o teatro de fantoches une-se às expressões da técnica e às suas possibilidades multimédia de síntese num novo sentido e expressão, mas eles defendem corajosamente a sua posição conquistada.

Todos nós acreditamos e queremos acreditar, que o mundo será melhor do que parece. Portanto, não nos livramos da alegria da vida pelos nossos medos, acreditemos que Pulcinella, Punch, Guignol, o Joker, Karagöz, Vidú šak e outros da linha infinita de heróis fantoches da comédia humana ainda são aqueles em que podemos confiar na sua luta vitoriosa com a Morte como tantas gerações antes de nós. Não vamos nos fechar nas nossas preocupações e com a ajuda do teatro de fantoches nas suas diversas formas, tentamos relembrar a alegria e o prazer da criação e jogar novamente em armas.

Nina Malíková graduou-se na Faculdade de Filosofia da Universidade Charles em Praga, especializada em História e Teoria do Teatro. Após a graduação, trabalhou como conferencista e depois como dramaturga nos cinemas em Hradec Králové e no Teatro S. K. Neumanna (hoje pod de Teatro Palmovka) em Praga. Aqui ela conheceu uma série de figuras importantes da vida teatral checa. Em Hradec Králové colaborou entre outros. com o diretor Miroslav Vildman, que formou os primeiros anos do Teatro DRAK em Hradec Králové antes de Josef Krofta. Entre 1998-2016 ela trabalhou como dramaturga no teatro de marionetas Lampion em Kladno.

Imediatamente após seus estudos, ela começou a trabalhar ao mesmo tempo como professora no Departamento de Teatro de Marionetas (mais tarde Departamento  Alternativo e Teatro de Marionetas) da Faculdade de Teatro da AMU, onde lecionou e ainda palestra a história do teatro de marionetas checo e mundial. Ela também deu palestras sobre teatro de marionetas checo no estrangeiro (França, Bélgica, Alemanha, Espanha) e participou ativamente de uma série de workshops e seminários na Europa e no exterior (especialmente no Canadá, Coreia do Sul).

Durante muito tempo trabalhou como especialista no teatro de mariionetas checo contemporâneo no Instituto de Teatro (agora Instituto de Artes - Teatro) em Praga, onde ela preparou publicações especializadas sobre a história do teatro de marionetas checo. Foi ela a autora da maioria das senhas da secção de teatro checa para a Enciclopédia Mundial da arte da marioneta, editora da primeira edição do Teatro Czech Puppet Yesterday and Today e editora do TAG UNIMA dedicada aos inícios e à história da União Internacional da Marioneta. Seu trabalho também inclui o conceito de várias exposições sobre o teatro de marionetas checo, a mais notável das quais foi a exposição Strings Attached: The Living Tradition of Czech Puppetry, preparada pelo Institute of Art - Theatre Institute em 2013 para o Columbus Museum of Art nos EUA. Ele traduz peças de teatro e literatura profissional do francês (por exemplo Charles Magnin: História do Teatro de Marionetas na Europa, 2005-2010). Ela cooperou e cooperou com revistas de teatro profissionais (não apenas marionetas) na República Checa e no estrangeiro. Entre 1993-2015 foi editora e depois editora chefe da revista Loutká ř, onde ainda publica.

Nina Malíková continuou e continua o trabalho de seu pai Dr. Jan Malík, autor e diretor de peças de marionetas, tecnólogo e organizador, secretário geral da UNIMA, seja na área de história de marioneta, resenhas de teatro e jornalismo ou no trabalho organizacional relacionado tanto à UNIMA como aos problemas e desenvolvimento do atual teatro de marionetas checo.

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