UNIMA-Portugal Breve História

A UNIMA-Portugal nasce em 15 de Maio de 1989 num movimento associativo dos marionetistas portugueses profissionais e amadores e todos os interessados na Arte da Marioneta.

A reunião fundadora decorreu na cidade de Évora em 1989 com o patrocínio dos Bonecos de Stº Aleixo. Foi eleito como Presidente, José Russo, marionetista dos Bonecos de Stº Aleixo – Évora. Em 1993 foi eleito Presidente, José Ramalho marionetista das Marionetas de Lisboa e em 1997 foi eleito Presidente, Queiroga Santos marionetista do Teatro de Água Acesa – Matosinhos.

Ao longo desta breve História da UNIMA-Portugal, realizaram-se várias iniciativas a nível nacional e internacional.

A nível nacional foi criada uma folha Informativa, organizaram-se Debates, Conferências, realizaram-se Formações técnicas e artísticas, Exposições.

Promoveram-se os Encontros da Marioneta Portuguesa em Évora e Almada.

Representação nos Festivais de Marionetas de Porto, Évora e Alcobaça. Promoção e lançamento de edições,

Representação oficial no Festival Mondial de Marionnettes de Charleville-Mézières em 1991 e 1994.

A esta actividade segue-se um período de enfraquecimento da UNIMA-Portugal, devido à incapacidade dos marionetistas portugueses conseguirem articular a sua actividade artística profissional com a prática associativa, situação comum a tantos países.

Neste período nasce uma nova geração de marionetistas que perante a inactividade da UNIMA-Portugal que durou mais de 10 anos, tomam a decisão da revitalizar promovendo um conjunto de acções que culminou com a eleição no dia 27 de Junho de 2009 na cidade de Alcobaça, Todo este procedimento foi executado em absoluto respeito pelos estatutos em vigor e inalterados desde de 1989, pelo que, na assembleia-geral extraordinária e com poderes electivos de 27 de Junho de 2009, foi apresentada a candidatura de uma única lista, a qual foi eleita por unanimidade.

Desde então a UNIMA Portugal tem tido actividade ininterrupta, com ciclos eleitorais regulares e democráticos, incluindo duas revisões estatutárias e actualização do Regulamento Interno, estando publicadas neste site as versões em vigor destes documentos, disponíveis para os  associados na área reservada.

 

em actualização...

1989

2009

 fundada em 15 de maio de 1989 - UNIMA PORTUGAL união internacional da marioneta - centro português da unima - info@unimaportugal.com