NOTÍCIAS UNIMA Portugal  

Temos outras notícias em 1ª mão na zona reservada a associados e em Notícias Formação e Investigação

FIMFA Lx21

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
4 a 23 de Maio

 

Em Maio, todos os caminhos vão dar ao FIMFA!

A 21.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está prevista realizar-se em Lisboa, de 4 a 23 de maio, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

 

Resistir, recomeçar, renovar, reconstruir, reinventar - são as palavras-chaves para este ano. Ainda não será possível soprar as 21 velas ‘abraçados’, mas esperamos ansiosamente poder ver no palco, e ao vivo, os artistas darem vida a todo o tipo de objetos, criando universos fantásticos num percurso desenhado pela memória, mito, equilíbrio, engenho, superação e espanto. 

Venham FIMFAr connosco!

Coloquem a vossa máscara e sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!

Consulte o programa emhttp://tarumba.pt

Publicado em 14/04/2021

O Congresso está se aproximando rapidamente e, após vários intercâmbios com os Centros, a UNIMA decidiu fazer uma nova proposta de taxa de inscrição: uma taxa de grupo.

Um grupo de no mínimo 15 participantes poderá se beneficiar de uma tarifa reduzida para participar do Congresso. A redução de preço pode ser estudada em função das diferentes situações, nomeadamente se o número de participantes for consideravelmente superior e também em função do nível da tarifa cobrada no país. É difícil dar um índice, dadas as diferentes taxas / áreas geográficas e tipos de participação, mas de acordo com nossas projeções, será em torno de -50%. Por favor, compartilhe esta informação com os membros do seu Centro.

Os conselheiros não estão incluídos nas taxas de grupo.

Se você formou um grupo e deseja se beneficiar de uma taxa reduzida, por favor contate o Tesoureiro da UNIMA treasurer@unima.org com uma cópia para o Secretariado contact@unima.org e o Secretário Geral generalsecretary@unima.org.

Da mesma forma, lembramos que a UNIMA deve custear as despesas da organização. Optamos por trabalhar com uma prestadora de serviços especializada neste tipo de evento porque a organização de um congresso dessa envergadura em formato digital envolve muitas demandas. Devemos garantir a qualidade e a segurança do Congresso. A UNIMA participa com recursos próprios, os membros do Comitê Executivo também pagam seu passe integralmente. Havendo sobra, ela será devolvida aos Centros que a solicitarem, descontando-se de suas taxas.

Lembrete de prazos:

- Inscrições no Congresso: segunda-feira, 12 de abril

- Doações e pedidos de doações: segunda-feira, 5 de abril

- Apoio para apresentação de seus centros: quarta-feira, 7 de abril

- Proposta de Diretores Suplementares (a ser feita pelos Diretores e enviada ao Comitê de Eleições): quarta-feira, 7 de abril

A UNIMA fica à sua disposição para qualquer esclarecimento.

contact@unima.org

+33 3 24 32 85 63
+33 6 16 89 05 91

Estamos ansiosos para "nos vermos" no Congresso.

Um abraço forte

O Conselho da UNIMA - Dadi Pudumjee, Idoya Otegui, Lucile Bodson, Manuel Moran, Karen Smith

Publicado em 03/04/2021

A companhia S.A.Marionetas irá representar Portugal com a sua mais recente produção "A Viagem de Sophia" no Festival "Harmony Puppet Theatre OnLine" de 1 a 5 de Abril de 2021.

O Harmony Puppet Theatre Online foi projetado para apresentar espectáculos de Marionetas de todo o mundo, com um total de 10 espaços onde o público pode entrar para ver as apresentações programadas.

Ao entrar, os membros da audiência podem registar-se na The Box Office onde receberão um bilhete (palavra-pass). O espectador pode utilizar esta palavra-passe para se inscrever em qualquer um dos espaços do teatro e ver o espectáculo pretendido.

Mais informações em:

https://www.facebook.com/HarmonyPuppetTH

http://www.harmonypuppettheatre.com/

https://www.samarionetas.com/a-viagem-de-sofia

Publicado em 30/03/2021

Museu das Marionetas do Porto retoma o contacto direto com o público. A partir do dia 7 de abril, abrimos portas, com toda a segurança e condições adaptadas ao estado de pandemia.


O Museu das Marionetas do Porto, estará a funcionar em pleno com visitas livres e guiadas sob marcação e ainda oferecendo novidades a todos.

A partir do dia 17 de abril, aos sábados e domingos de manhã, há dança no museu. Sendo abril o mês da dança, o Museu das Marionetas do Porto, oferece um programa dirigido às famílias que visitem o museu nos fins-de-semana 17/18 e 24/25 de abril. Durante 15’ às 10h30, 11h30 e 12h30.

Em cada mês haverá um tema, a partir do qual o público terá acesso a uma nova experiência no Museu das Marionetas do Porto.

Ao longo dos próximos meses, estará também a funcionar o programa, O Mundo das Marionetas do Porto, programa apoiado pela Câmara Municipal do Porto no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense.
Este programa é composto por visitas livres e especialmente guiadas, concebidas para pequenos grupos de seniores. Além das visitas, serão realizadas Oficinas Manipula Tu. O programa pretende implementar novas iniciativas, numa relação muito próxima com a comunidade e com as estruturas da cidade.

O Museu das Marionetas do Porto, está à vossa espera!

mais informações em: https://marionetasdoporto.pt/portf.../museu-exposicao-atual/

Publicado em 30/03/2021

PERIFERIAS 2021
CONVERSAS PERIFÉRICAS: A ARTE DAS MARIONETAS EM CELEBRAÇÃO

ORIGEM: VÁRIOS - PORTUGAL
DIA 21 | 16:30 | 90’ | LIVE
PARA PARTICIPAR: CONVERSASMARIONETAS.PERIFERIAS@GMAIL.COM
PARA ASSISTIR: PLATAFORMA ZOOM E TRANSMISSÃO EM DIRETO NO FACEBOOK DO CHÃO DE OLIVA
ACESSO: LIVRE

O Periferias celebra o Dia da Marioneta com Conversas Periféricas sobre a Arte das Marionetas: num primeiro momento com lançamento do livro “Marionetas e Formas Animadas – Teorias e Práticas”, dos autores Miguel Falcão e Catarina Firmo (coord.), que se apresenta como resposta ao apelo de revalorização das marionetas e formas animadas; e um segundo, em parceria com a Unima - Portugal, que convida os espectadores a participar num diálogo aberto e curioso totalmente dedicado ao tema do teatro contemporâneo de marionetas, sobre o seu potencial e perspetivas futuras.

CONVERSA SOBRE PENSAR MARIONETA, PENSAR O FUTURO
As marionetas como instrumentos teatrais, mas também como objectos plásticos, que permitem diferentes possibilidades, nas quais o público pode reconhecer personagens, estados de alma ou objetos em movimento.

As marionetas permitem ainda uma forte inovação nas formas teatrais. O teatro de marionetas é um teatro de formas que se move muito mais nos domínios do fantástico, do onírico e de uma certa poética, talvez gerando uma nova forma de teatro visual, em que o texto pode ter, em alguns casos, menos importância que nas narrativas teatrais tradicionais. Deste ponto de vista, o teatro de marionetas é a arte cénica com maior capacidade de absorver, num cruzamento feliz, as novas tecnologias do palco, ou outras formas teatrais, como a dança, o vídeo, ou a imagem. Há um pensamento que percorre o fazer/ser marionetista, esta é uma possível introdução para refletir sobre este pensamento mágico.

Nesta conversa haverá espaço para intervenção do público, por vários canais disponíveis na altura, mas dá-se primazia aos convidados Ildeberto Gama (Unima-Portugal), Isabel Barros (Teatro das Marionetas do Porto); José Gil (S.A.Marionetas ), Jorge Cerqueira (Artista plástico). A conversa contará com a gentileza da moderação de Christine Zurbach (Universidade de Évora).

Mais Info em https://www.chaodeoliva.com/periferias/periferias-2021/398-conversas-perifericas-a-arte-das-marionetas-em-celebracao-intervenientes-convidados

Publicado em 15/03/2021

A Casa da Marioneta retoma a sua programação num novo formato para o público on-line.

Os vídeos irão para o ar aos Domingos pelas 16:00 aqui no Facebook e ficarão disponíveis para visualização nesta página.

Teatro de Marionetas, oficinas, histórias e muitas outras surpresas aguardam-no na nossa página do Facebook. Siga-nos!

 

Para mais informações consulte toda a programação em 
http://www.casadamarioneta.com/

Publicado em 09/03/2021

Congresso on-line da UNIMA 2021: estão abertas as inscrições!

Como é do conhecimento geral, o Congresso da UNIMA 2020 em Bali, Indonésia, não se realizou em consequência da emergência mundial causada pela pandemia. Assim, a UNIMA Internacional vai levar a cabo um Congresso on-line de 19 a 23 de Abril de 2021, estando abertas as inscrições para os representantes portugueses (2 Conselheiros Nacionais) que participam nas votações em representação da Unima-P e para todos os sócios que queiram assistir. Ambas as inscrições têm um custo, respectivamente , de 150 € no primeiro caso e 75€ no segundo e encerram a 12 de Abril.

 Estando a representação nacional, no que aos Conselheiros Nacionais diga respeito, a cargo da Direcção da Unima-P, as inscrições individuais com estatuto de “Assistente” [(ES) Miembro assistente/(FR) Auditeur/(EN) Auditing members] estão abertas nos seguintes links, consoante a língua oficial preferida:

[Espanhol] >   https://www.unima.org/es/inscripcion-en-el-congreso/

[Francês]  >     https://www.unima.org/fr/inscription-au-congres/

[Inglês ]   >      https://www.unima.org/en/congress-registration/

A documentação para o Congresso encontra-se disponível on-line em:

https://www.unima.org/bali2021 

Sendo uma oportunidade excepcional para acompanhar um ponto alto da vida daquela que é a mais antiga organização mundial na área das artes cénicas convidamos à vossa inscrição!

Para informações adicionais, contactar presidente@unimaportugal.com

Publicado em 04/03/2021

EIXOS - CICLO DE TEATRO DE MARIONETAS

 

face ao cenário pandémico o EIXOS - CICLO DE TEATRO DE MARIONETAS de Santa Maria será transferido dos dias 17 a 21 de março de 2021 para os dias 30, 31 de julho e 1 de agosto deste mesmo ano, em locais a informar em breve.

Não querendo deixar a data de 21 de março (dia mundial da marioneta) em branco, o Município de Santa Maria da Feira e as Marionetas Rui Sousa, organizadores do evento, vão estrear um novo espectáculo online, nesse dia pelas 11h00m, no site: http://www.cineteatro.cm-feira.pt

O espectáculo é uma retrospectiva de 20 anos de marionetas de fios nas mãos de Rui Sousa, marionetista e director astístico do certame.

Fiquem atentos às novidades do Eixos, que este ano contará com artistas de várias paragens do planeta.

Entra no IXOS!


'20 Anos por um fio'

 

Um espectáculo de teatro de Marionetas de fios numa retrospectiva da carreira de Rui Sousa. Uma apresentação em sucessão das suas marionetas mais emblemáticas dos últimos 20 anos. 

Uma viagem entre músicas, movimentos, sons, perícia e algum humor, através de marionetas de fios que o próprio autor do espectáculo construiu. 

Uma linha de tempo preenchida com exploração de vários materiais e técnicas de construção, resultando assim num leque ímpar de personagens e suas habilidades. 

Um marionetista, várias marionetas e um palco desprovido de cor. Acende-se uma luz e gera-se o encanto no primeiro aparecimento e movimento de cada boneco.

Um espectáculo para todas as crianças dos 3 aos 103 anos de idade. 

Publicado em 05/03/2021

FORAM ELEITOS OS NOVOS CORPOS SOCIAIS DA UNIMA-P

 

Na Assembleia Geral realizada no passado dia 30 de Janeiro foram eleitos os novos corpos sociais da UNIMA-P para os próximos 4 anos, tendo como Presidente da Direcção Ildeberto Gama e com os vogais Nuno Pinto, Christine Zurbach, Isabel Barros e José Gil. Na Mesa da Assembleia - Geral foram eleitos Rui Sousa como Presidente e Fernando Cunha e Ângela Ribeiro. No Conselho Fiscal o Presidente eleito é Mauricio Rebocho mais Jorge Soares e Sofia Vinagre.

Publicado em 07/02/2021

Exposição - "Homens, Mulheres e Marionetas" no TOPIC - Tolosa- Espanha

De meados de novembro a 6 de junho de 2021, o TOPIC em Tolosa acolhe a exposição "Homens, mulheres e fantoches: UNIMA, acredite e crie um futuro comum para o fantoche."

Esta exposição criada por ocasião dos 90 anos da UNIMA é um testemunho da história da UNIMA através de um percurso marcado por mulheres e homens que contribuíram significativamente para a sua construção como uma “malha” formada pelos contributos de culturas e sujeitos que se cruzam.

mais informações em: https://www.unima.org/en/exposition-people-puppets-unima-tolosa-topic/

Publicado em 06/02/2021

Perdemos a Maria José Machado Presidente da UNIMA Portugal

e Directora do Museu da Marioneta de Lisboa

 

Caros associados da Unima-Portugal e todos os amigos da Arte da Marioneta, É com enorme pesar que comunicamos a perda, por doença, da nossa amiga, colega e presidente da Direcção da Unima-P, Maria José Machado Santos a 10 Abril 2020.

Publicado em 10/04/2020

 fundada em 15 de maio de 1989 - UNIMA PORTUGAL união internacional da marioneta - centro português da unima - info@unimaportugal.com