

FORA DOS EIXOS – Festival Internacional de Marionetas
A magia do teatro de marionetas está de regresso a Santa Maria da Feira. De 21 a 24 de setembro, o Centro Cultural de Milheirós de Poiares será palco de mais um FORA DOS EIXOS – Festival Internacional de Marionetas.
A sexta edição do certame conta com sete espetáculos por companhias da Ucrânia, Argentina, Espanha, Alemanha, Brasil e Portugal.
Informação detalhada do programa aqui: https://shorturl.at/bhMQW.
Publicado em 01/09/2023


É SÓ PALHETA
A 2ª edição do Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É SÓ PALHETA”, realizar-se-á nos dias 9 e 10 de Setembro 2023, na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta em Agualva, com acesso livre.
É uma celebração da cultura portuguesa e uma oportunidade para preservar e promover o teatro popular como uma forma de arte viva.
Conta com a participação de dez roberteiros, oriundos de diversos pontos do país, e vão levar à cena as histórias da oralidade e o repertório, incluindo novas histórias criadas pelas companhias, inspiradas nesta matriz tradicional, com os seus elementos intemporais, culminando no dia 10 com uma apresentação coletiva em jeito de desgarrada.
Outro momento de salientar é a tertúlia "Conversas pró boneco", na Casa da Marioneta de Sintra, onde à semelhança da anterior edição, será entregue a Palheta D’Ouro a quem prestou um serviço válido em prol do Teatro Dom Roberto e também, pela primeira vez, certificados para legitimar todos os roberteiros. Para a entrega contamos com a presença do ator Rui Mendes que interpretou o personagem Seraphim no filme “Dom Roberto” (1962), realizado por Ernesto Sousa. Também assistiremos à apresentação de um novo roberteiro.
Será uma oportunidade valiosa para explorar diferentes perspectivas e debater o valor duradouro dessa tradição.
O Teatro Dom Roberto é um repertório tradicional de teatro de marionetas e as suas raízes remontam ao século XVII. É considerado uma expressão artística única e um tesouro cultural do país. Ao longo dos anos, tem sido preservado e transmitido de geração em geração, encantando públicos de todas as idades.
As histórias do Teatro Dom Roberto, onde o roberteiro dá voz aos personagens utilizando uma palheta, são frequentemente baseadas em situações do quotidiano, com enredos simples e diálogos engraçados.
É uma forma de arte que captura a imaginação e traz alegria através do humor e da interação entre o marionetista, as marionetas e o público.
Junte-se a nós para celebrar e mergulhar na história e na tradição cultural de Portugal.
toda a informação em: https://www.valdevinos.com/esopalheta2023
Publicado em 10/08/2023

Edição
Cadernos de Teatro de Marionetas S.A.Marionetas
O Teatro Dom Roberto pelas mãos do palheta José Manuel Valbom Gil
Dia 9 de Setembro - Casa da Marioneta - Agualva
Títulos transcritos: “O Barbeiro”, “A Tourada”, “A Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas” e "O Saloio de Alcobaça"
Em 2022 a companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos comemora 25 anos de existência. Decidimos assinalar este marco com a publicação dos cadernos de Teatro de Marionetas.
Estes Cadernos sairão ao longo do ano com textos originais criados pelos elementos base da companhia, José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre, ao longo deste percurso. Todas as peças estiveram ou ainda estão em cena. Preservar para memória futura autores portugueses que escrevem para teatro de marionetas.

Publicado em 10/08/2023


FESTIVAL OLHÓ BONECO! 2023 - Vila do Conde
NOTA DE ABERTURA
A partir de amanhã, sexta-feira dia 11 de agosto de 2023, e até o domingo, dia 13, o Festival Olhó Boneco! vai reencontrar o público em Vila do Conde, trazendo marionetas e muita alegria ao Parque da Cidade.
É uma honra e um prazer anunciar este evento, que faz parte das muitas e variadas opções, na rica oferta cultural que têm marcado a vida da população desse Concelho.
Quero deixar uma palavra de profundo agradecimento aos colegas, profissionais e voluntários, que trabalham duramente para que tudo aconteça da melhor maneira.
Um devido reconhecimento aos parceiros, financeiros e logísticos: Câmara Municipal de Vila do Conde, DGartes / Ministério da Cultura, Junta de Freguesia de Vila do Conde
Finalmente (mas não menos importante), saúdo o público espectador, que é a razão maior da nossa existência. Aguardamos a adesão massiva do povo, apelando para que participe e usufrua do nosso trabalho, que entregamos com muito amor.
Temos todos encontro marcado amanhã, sexta-feira dia 11 de agosto, às 21h30, para a estreia de “Lendas do Mar”, a produção teatral comunitária que vai marcar o início de mais esta aventura da LAFONTANA - Formas Animadas, integrada na comemoração dos seus 25 anos em Vila do Conde. O espetáculo repete-se no sábado, no mesmo horário.
Para além dessa peça, nas tardes de sábado e domingo, a partir das 15h, as marionetas de fios vão invadir o jardim do Parque, com cinco companhias vindas de Espanha e Itália.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Ateliers, comida e jogos compõem a festa.
Vamos em frente.
Viva o teatro!
toda a informação em: https://www.lafontana.pt/festival
Publicado em 10/08/2023

PENSAR A MARIONETA. FIMFA Lx. CONVERSAS E REFLEXÕES •
Coordenação de Catarina Firmo, Luís Vieira, Miguel Falcão e Rute Ribeiro.
Esta publicação nasce do desejo de fixar, partilhar e divulgar conversas, entrevistas e críticas de teatro realizadas durante o FIMFA Lx21, com companhias e marionetistas, investigadores portugueses e estrangeiros, como o Teatro de Marionetas do Porto, o Teatro de Ferro, Patrick Sims, Christine Zurbach, Didier Plassard e os Bonecos de Santo Aleixo, para além de uma entrevista à direção artística d’A Tarumba/FIMFA.
Edição A Tarumba, com o apoio do CET-FL.UL - Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e parceria ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
.png)
Publicado em 21/03/2023

MATIÈRE, PAYSAGE ET
RÉCIT DANS LE THÉÂTRE DE MARIONNETTES •
Autoria de Catarina Firmo. Éditions Manuscrit. Paris.
Quando as fronteiras das artes da marioneta são alargadas, surgem novos espaços para ativar o inanimado. As marionetas contemporâneas são reconhecidas pelo seu hibridismo e por um indomável desejo de liberdade, mas também por um mergulho nas suas raízes mais antigas: quanto mais as marionetas avançam para o futuro, mais se encontram com os seus antepassados. Pelo seu poder de animismo, as marionetas desafiam os limites do imaginário e as possibilidades de representação das matérias. Este estudo propõe percorrer um itinerário de espetáculos e companhias de teatro de marionetas onde a ideia de animismo surge para explorar as possibilidades expressivas das matérias, escutar as suas histórias e reativar paisagens, sejam elas reais ou geradas pelos nossos sonhos.
.png)
Publicado em 21/03/2023