NOTÍCIAS EM 1ª MÃO PARA ASSOCIAD@S UNIMA PORTUGAL
AS NOTÍCIAS APRESENTADAS AQUI SÃO DIFERENTES DAS PUBLICADAS EM + NOTÍCIAS UNIMA E EM NOTÍCIAS FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NA 1º PÁGINA
Publicado em 17/01/2022
A Comissão de Formação Profissional da UNIMA
tem como projeto atualizar o elenco de universidades, escolas e instituições oficiais com programas de formação profissional em fantoches.
Esta lista estará hospedada na página da Comissão de Formação Profissional no site da UNIMA Internacional, com o objetivo de comunicar e dar a conhecer a riqueza e a diversidade das propostas de formação profissional no mundo atual.
Para tal, pedimos-lhe que preencha um questionário com a informação completa de cada estabelecimento no seu país, que reúna as seguintes condições: duração de pelo menos um ano de estudos, oficialmente confirmada e formação profissional não ocasional.
Preencha este pequeno formulário se possível antes de 31 de março para: https://framaforms.org/profesional-training-1636384917
Agradecendo a sua resposta, colocamo-nos à sua disposição para quaisquer outras informações ou esclarecimentos neste endereço indicado na nossa página:
Comissão de Formação Profissional
https://www.unima.org/en/commission/professional-training-2/
Publicado em 27/12/2021
da ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/Unima Brasil, o pedido de distribuição e difusão do último número, em PDF, da revista Mamulengo, editada por aquele centro nacional da Unima,
acreditamos que será de grande interesse para todos nós, aqui partilhamos
Em anexo, o PDF e, abaixo, o link:
https://abtbcentrounimabrasil.files.wordpress.com/2021/06/mamulengo_18_final_3.pdf
Publicado em 09/07/2021
ASSEMBLEIA GERAL
DA
UNIMA-P, UNIÃO DA MARIONETA PORTUGUESA, CENTRO PORTUGUÊS DA
UNIMA
̶ Sessão Extraordinária ̶
CONVOCATÓRIA
Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, nos termos da lei e de acordo com o Artigo 12o
dos Estatutos da UNIMA-P, União da Marioneta Portuguesa, Centro Português da UNIMA, convoco todos os
associados para reunirem em sessão extraordinária da Assembleia Geral no dia 28 de Junho de 2021, às 17
horas e 30 minutos, com utilização da plataforma digital Zoom entrar na reunião,
https://us02web.zoom.us/j/86506761340?pwd=ZmlOZlR4dlR6UWY2b2FmVnJMWVVpQT09, na sessão com o ID de
reunião 865 0676 1340 senha de acesso: 688672, com a seguinte ordem de Trabalhos:
Ponto no 1: Ratificação da redistribuição de funções na Mesa da Assembleia Geral eleita em 30-01-2021;
Ponto no 2: Informações;
Ponto no 3: Apresentação e ratificação de novos sócios;
Ponto no 4: Ratificação dos Conselheiros Nacionais eleitos;
Ponto no 5: Aprovação na especialidade das contas dos exercícios de 2019 e 2020, como determinado na
anterior sessão da Assembleia Geral;
Ponto no 6: Outros assuntos.
Avisos:
SEGUNDA CONVOCATÓRIA
1. Em cumprimento do Artigo 13o dos Estatutos, se à hora marcada não se encontrarem presentes ou
devidamente representados mais de metade do número de associados em pleno uso de seus direitos, a
Assembleia Geral reunirá às 18 horas, em segunda convocatória, com poderes deliberativos e com a mesma
ordem de trabalhos.
2.Link de acesso à reunião https://us02web.zoom.us/j/86506761340?pwd=ZmlOZlR4dlR6UWY2b2FmVnJMWVVpQT09,
na sessão com o ID de reunião 865 0676 1340 senha de acesso: 688672
Lisboa, 15 de Junho de 2021
P`la Mesa da Assembleia Geral
___________________________________
(Fernando Cunha, sócio no 120)
PDF DA CONVOCATORIA
Publicado em 15/06/2021
EUROPA CRIATIVA 2021 - 2027
Ainda só existe a versão em inglês.
Publicado em 10/06/2021
APOIO ÀS ARTES
CONSULTA PÚBLICA SOBRE O ESTATUTO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA CULTURA
O Ministério da Cultura definiu como prioridade da sua ação política a reorganização e estruturação sustentável do investimento do Estado no desenvolvimento das artes, nomeadamente o decreto-lei que cria o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. O presente decreto-lei é aplicável a todos os profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural.
Neste sentido, em meados de 2020, foi criado um grupo de trabalho interministerial, para análise, atualização e adaptação dos regimes legais dos contratos de trabalho dos profissionais de espetáculos e respetivo regime de segurança social que contou também com contributos de diversas associações representativas da Cultura.
Assim, dando continuidade a esta prioridade, iniciou-se ontem, dia 5 de maio de 2021, o processo de Consulta Pública deste importante Estatuto que se encontra dividido em três partes essenciais: (i) o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), (ii) o regime contratual de trabalho e de prestação de atividade; e (iii) o regime de proteção social:
[CONSULTA PÚBLICA EM CURSO ATÉ 17-06-2021]
Decreto-Lei que aprova o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura
Também nesse link pode consultar um documento sobre PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PROPOSTA DE ESTATUTO.
Publicado em 06/05/2021
GERADOR – Plataforma independente de jornalismo, cultura e educação
Promove cursos:
Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais
Como obter financiamento nacional para projetos artísticos e culturais?
Este curso, orientado pela produtora cultural Magda Bull, pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional. Pretende ainda apetrechar os participantes com os instrumentos que lhes permitam implementar estratégias de angariação de recursos e assim cofinanciar os projetos, proporcionando sustentabilidade às organizações.
O mapa das aulas centra-se sobretudo na questão do financiamento, uma vez que esta é uma das componentes essenciais à boa execução dos projetos culturais. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a diversidade de fontes, entre as quais as receitas próprias, os financiamentos públicos (apoios e subvenções) ou o financiamento privado (patrocínio, mecenato).
Quais são os objetivos deste curso?
-
Conseguir identificar e interpretar os vários programas de apoio institucional a nível nacional que, potencialmente, podem financiar projetos no domínio das Artes e da Cultura, com destaque para as artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e cruzamento disciplinar;
-
Planear e delinear candidaturas para financiamento de estruturas e projetos artísticos;
-
Reconhecer a utilidade da gestão financeira e financiamentos, no contexto das atividades culturais;
-
Conduzir corretamente pedidos de financiamento para projetos artísticos;
-
Conseguir passar da teoria à prática, transformando uma ideia num potencial projeto a concorrer a financiamento público/privado nacional.
-
Mais informações em: https://gerador.eu/financiamento-de-estruturas-e-projetos-culturais/
Publicado em 29/03/2021
GULBENKIAN ABRE CANDIDATURAS PARA BOLSAS INTERNACIONAIS NA ÁREA DAS ARTES
Estão abertas até 30 de abril as candidaturas para as Bolsas de Formação em Artes no Estrangeiro, promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de apoiar a formação académica, a pesquisa teórica, a formação técnica e o aperfeiçoamento artístico nas áreas das artes visuais, artes performativas, música e cinema.
Estas bolsas seguem uma abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional, integrando retiros artísticos, reuniões, planeamento de carreira e acesso a consultores de relações públicas e de estratégia digital. Integram, ainda, uma vertente de promoção, assegurando visibilidade aos trabalhos e às criações dos bolseiros, através das várias plataformas de comunicação da Fundação.
O concurso destina-se a licenciados ou profissionais com currículo relevante na área artística em que pretendam especializar-se, nacionais e estrangeiros, desde que tenham residência permanente em Portugal há pelo menos dois anos.
Têm prioridade candidatos em início de carreira artística, candidaturas para a frequência de estabelecimentos de ensino, áreas para as quais não exista oferta formativa em Portugal e, no caso da música, candidaturas no domínio dos instrumentos de orquestra, canto e piano.
As bolsas têm um período mínimo de três meses e são concedidas por um período até 12 meses, podendo ser renovadas.
O valor mensal é de 1.500 € para países da zona euro, ou definido caso a caso para outros destinos.
Mais informações:
https://gulbenkian.pt/bolsas-lista/formacao-em-artes-no-estrangeiro/
Publicado em 05/03/2021
PLATAFORMA P'LA ARTE ORGANIZA CONVERSAS SOBRE OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO
Este mês, Plataforma P'la Arte organiza uma série de conversas com o objetivo de "facilitar a vida a artistas e outros profissionais da cultura", através da partilha de informações e orientações sobre concursos, apoios e oportunidades de financiamento. A próxima conversa decorre no dia 10 de março, às 18h, com o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
Esta iniciativa, inserida no projeto FAC's - Fórum de Apoios e Candidaturas, contou no passado dia 3 com a participação de Susana Ramos, coordenadora do Ponto Focal Nacional dos EEA Grants, numa sessão que continua disponível no Facebook da Plataforma.
Até ao final do mês, estão já agendadas conversas com Nuno Saraiva (Diretor da Why Portugal), Manuel Veiga (Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa) e Guilherme Blanc (Diretor artístico do Batalha - Centro de Cinema).
A P'la Arte é uma plataforma de promoção das relações entre a cultura, a economia, a política, o desenvolvimento urbano, o ambiente, a sustentabilidade, a inovação e o turismo. Co-fundada por sete profissionais das artes, artistas e investigadores, este projeto assume-se como um interlocutor entre artistas, criadores e outros profissionais ligados às artes e o público em geral, empresas, universidades e instituições públicas.
Publicado em 05/03/2021