NOTÍCIAS EM 1ª MÃO PARA ASSOCIAD@S UNIMA PORTUGAL

AS NOTÍCIAS APRESENTADAS AQUI SÃO DIFERENTES DAS PUBLICADAS EM + NOTÍCIAS UNIMA E EM NOTÍCIAS FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NA 1º PÁGINA

APOIO ÀS ARTES

CONSULTA PÚBLICA SOBRE O ESTATUTO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA CULTURA

 

O Ministério da Cultura definiu como prioridade da sua ação política a reorganização e estruturação sustentável do investimento do Estado no desenvolvimento das artes, nomeadamente o decreto-lei que cria o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. O presente decreto-lei é aplicável a todos os profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural.

Neste sentido, em meados de 2020, foi criado um grupo de trabalho interministerial, para análise, atualização e adaptação dos regimes legais dos contratos de trabalho dos profissionais de espetáculos e respetivo regime de segurança social que contou também com contributos de diversas associações representativas da Cultura.

Assim, dando continuidade a esta prioridade, iniciou-se ontem, dia 5 de maio de 2021, o processo de Consulta Pública deste importante Estatuto que se encontra dividido em três partes essenciais: (i) o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), (ii) o regime contratual de trabalho e de prestação de atividade; e (iii) o regime de proteção social:

[CONSULTA PÚBLICA EM CURSO ATÉ 17-06-2021]


Decreto-Lei que aprova o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura 

Também nesse link pode consultar um documento sobre PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PROPOSTA DE ESTATUTO.

Publicado em 06/05/2021

GERADOR – Plataforma independente de jornalismo, cultura e educação

Promove cursos:

 

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais

Como obter financiamento nacional para projetos artísticos e culturais?

Este curso, orientado pela produtora cultural Magda Bull, pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional. Pretende ainda apetrechar os participantes com os instrumentos que lhes permitam implementar estratégias de angariação de recursos e assim cofinanciar os projetos, proporcionando sustentabilidade às organizações.

O mapa das aulas centra-se sobretudo na questão do financiamento, uma vez que esta é uma das componentes essenciais à boa execução dos projetos culturais. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a diversidade de fontes, entre as quais as receitas próprias, os financiamentos públicos (apoios e subvenções) ou o financiamento privado (patrocínio, mecenato).

Quais são os objetivos deste curso?

  • Conseguir identificar e interpretar os vários programas de apoio institucional a nível nacional que, potencialmente, podem financiar projetos no domínio das Artes e da Cultura, com destaque para as artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e cruzamento disciplinar;

  • Planear e delinear candidaturas para financiamento de estruturas e projetos artísticos;

  • Reconhecer a utilidade da gestão financeira e financiamentos, no contexto das atividades culturais;

  • Conduzir corretamente pedidos de financiamento para projetos artísticos;

  • Conseguir passar da teoria à prática, transformando uma ideia num potencial projeto a concorrer a financiamento público/privado nacional.

Mais informações em: https://gerador.eu/financiamento-de-estruturas-e-projetos-culturais/

Publicado em 29/03/2021

GULBENKIAN ABRE CANDIDATURAS PARA BOLSAS INTERNACIONAIS NA ÁREA DAS ARTES

Estão abertas até 30 de abril as candidaturas para as Bolsas de Formação em Artes no Estrangeiro, promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de apoiar a formação académica, a pesquisa teórica, a formação técnica e o aperfeiçoamento artístico nas áreas das artes visuais, artes performativas, música e cinema.

Estas bolsas seguem uma abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional, integrando retiros artísticos, reuniões, planeamento de carreira e acesso a consultores de relações públicas e de estratégia digital. Integram, ainda, uma vertente de promoção, assegurando visibilidade aos trabalhos e às criações dos bolseiros, através das várias plataformas de comunicação da Fundação.

O concurso destina-se a licenciados ou profissionais com currículo relevante na área artística em que pretendam especializar-se, nacionais e estrangeiros, desde que tenham residência permanente em Portugal há pelo menos dois anos.

Têm prioridade candidatos em início de carreira artística, candidaturas para a frequência de estabelecimentos de ensino, áreas para as quais não exista oferta formativa em Portugal e, no caso da música, candidaturas no domínio dos instrumentos de orquestra, canto e piano.

As bolsas têm um período mínimo de três meses e são concedidas por um período até 12 meses, podendo ser renovadas.

O valor mensal é de 1.500 € para países da zona euro, ou definido caso a caso para outros destinos.

 Mais informações:
https://gulbenkian.pt/bolsas-lista/formacao-em-artes-no-estrangeiro/

Publicado em 05/03/2021

COLEÇÃO B E O UM COLETIVO ABREM CANDIDATURAS A NOVAS CRIAÇÕES
NAS CIDADES DE ÉVORA E ELVAS

A COLECÇÃO B e o UM COLETIVO promovem a atribuição de duas bolsas de apoio à criação emergente, para que dois/duas criadores/as possam desenvolver um projecto artístico original (teatro, dança, performance, música, cruzamentos disciplinares) nas cidades de Évora e Elvas. 

Os/as criadores/as devem estar disponíveis para um processo de criação site-specific, procurando construir um objeto artístico que dialogue com espaços particulares destas cidades e/ou com o seu património imaterial. 
O processo de trabalho pressupõe dois momentos distintos entre 27 de Julho e 29 de Agosto : um primeiro, de duas semanas, em Évora, e um último, de três semanas, em Elvas. Em ambos os contextos haverá lugar a apresentações públicas, nomeadamente, no âmbito do Artes à Rua e do Festival A Salto. Privilegiam-se candidaturas de artistas provenientes de, ou residentes em território Alentejano, estando excluídos os/as artistas que já tenham participado enquanto criadores em mais de 5 objetos artísticos e privilegiando-se o menor número de criações (individuais ou coletivas).

As candidaturas estão abertas até 25 de abril
O Regulamento e Formulário estão disponíveis em https://www.coleccaob.pt/convocat%C3%B3ria


Link para site:
https://www.coleccaob.pt/

Publicado em 05/03/2021

PLATAFORMA P'LA ARTE ORGANIZA CONVERSAS SOBRE OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

Este mês, Plataforma P'la Arte organiza uma série de conversas com o objetivo de "facilitar a vida a artistas e outros profissionais da cultura", através da partilha de informações e orientações sobre concursos, apoios e oportunidades de financiamento. A próxima conversa decorre no dia 10 de março, às 18h, com o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Esta iniciativa, inserida no projeto FAC's - Fórum de Apoios e Candidaturas, contou no passado dia 3 com a participação de Susana Ramos, coordenadora do Ponto Focal Nacional dos EEA Grants, numa sessão que continua disponível no Facebook da Plataforma.  

Até ao final do mês, estão já agendadas conversas com Nuno Saraiva (Diretor da Why Portugal), Manuel Veiga (Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa) e Guilherme Blanc (Diretor artístico do Batalha - Centro de Cinema).

A P'la Arte é uma plataforma de promoção das relações entre a cultura, a economia, a política, o desenvolvimento urbano, o ambiente, a sustentabilidade, a inovação e o turismo. Co-fundada por sete profissionais das artes, artistas e investigadores, este projeto assume-se como um interlocutor entre artistas, criadores e outros profissionais ligados às artes e o público em geral, empresas, universidades e instituições públicas.

Publicado em 05/03/2021

CONVOCATÓRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS CENTRAL ELÉTRICA / IBERESCENA


Entre 1 e 31 de março de 2021 estão abertas as candidaturas ao Programa de Residências –Central Elétrica - Iberescena. 

A convocatória do Programa de Residências – Central Elétrica 2021 – IBERESCENA tem como objetivo apoiar um projeto original em fase de criação, proposto por artistas oriundos das artes performativas, garantindo transporte aéreo, hospedagem, alimentação, espaço de ensaio, apoio financeiro e consultoria artística, numa residência a realizar entre 16 de agosto e 05 de Setembro, no Porto, Portugal, com apresentação pública final inserida na programação no festival de artes performativas 21 VOLTS, nos dias 02 e 03 de Setembro de 2021. Os jovens artistas a acolher devem ter entre 18 e 35 anos, com no mínimo 01 e no máximo 04 obras encenadas e pertencerem aos países membros do Programa Iberescena, excluindo Portugal: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

_
Ficha artística e técnica:
Direcção geral: Circolando: André Braga, Cláudia Figueiredo e Ana Carvalhosa
Direcção artística: Circolando: André Braga e Cláudia Figueiredo
Direcção produção: Circolando: Ana Carvalhosa
Curadoria Central Eléctrica: Pedro Vilela
Produção executiva e espaços: Cláudia Santos

_
Candidaturas:
A submissão das candidaturas pode ser realizada em Português ou Espanhol, até ao dia 31 de março às 23:59 (UTC+1) através de formulário específico totalmente preenchido e enviado para o email residencias@circolando.com com o assunto
¨INSCRIÇÃO IBERESCENA”
Consulte o Regulamento aqui

Publicado em 05/03/2021

A Fundação GDA anuncia um programa de financiamento

 

que tem como objectivo apoiar a criação de espetáculos de teatro, dança e dos cruzamentos disciplinares. As candidaturas estarão abertas entre 15 de março a 9 de abril do corrente ano.

Este programa de apoio, que a GDA tem anunciado no seu website, tem como finalidade promover o desenvolvimento da atividade profissional dos artistas, e dinamizar a oferta e a diversidade criativa ao público, dignificando o percurso profissional dos artistas.

 

Mais informações em:

https://www.fundacaogda.pt/acao-cultural/concursos-de-apoio/

Publicado em 24/02/2021

Apoio Social Extraordinário para Profissionais da Cultura

 

Está a partir de 18 de fevereiro, disponível para preenchimento o formulário destinado aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoio Social, ou seja, de 438,81 euros, atribuído aos trabalhadores da cultura que sejam exclusivamente trabalhadores independentes, conforme consagrado na Portaria nº 37-A/2021. O formulário pode ser preenchido até dia 18 de março de 2021. https://apoios.culturaportugal.gov.pt/formd

Este subsídio, ao qual é possível aceder através do Portal da Cultura, é adicional a outros apoios, nomeadamente os garantidos pela Segurança Social, bem como cumulativo com outros incentivos financeiros disponibilizados por outras áreas do Governo.

 

O Ministério da Cultura prossegue a execução das medidas de apoio extraordinário ao setor da cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro, publicado na Portaria nº 37-A/2021, a 15 de fevereiro https://dre.pt/application/conteudo/157397604 .

Publicado em 18/02/2021

 Puppetry and Multimedia da Comissão de Pesquisa / Academia de Artes Cênicas de Bratislava

 

Puppetry and Multimedia da Comissão de Pesquisa / Academia de Artes Cênicas de Bratislava. Se desejar adquirir um exemplar envie uma mensagem para ida.hledikova@gmail.com. 

Publicado em 16/02/2021

Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19

 

Subscrição Diário da República Série I:

Diário da República n.º 31/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-15

Portaria n.º 37-A/2021 - Diário da República n.º 31/2021, 1º Suplemento,
Série I de 2021-02-15
Cultura
Aprova o Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de
resposta à pandemia da doença COVID-19

Publicado em 16/02/2021

 fundada em 15 de maio de 1989 - UNIMA PORTUGAL união internacional da marioneta - centro português da unima - info@unimaportugal.com